Phmetria, Manometria de Alta Resolução e Impedanciometria

A Gastrocentro Limeira inaugurou, em janeiro de 2019, o seu novo serviço na área de Motilidade Digestiva, oferecendo exames inéditos e de alta tecnologia na cidade de Limeira, tais como Phmetria, Manometria de Alta Resolução e Impedanciometria.

Nossa clínica, referência na região para exames e procedimentos endoscópicos avançados, agrega mais uma facilidade a seus clientes. Para mais informações, entre em contato conosco.

O que é a Manometria Esofágica?
É um exame que tem por finalidade o estudo do funcionamento do esôfago. Avalia as pressões dentro do esôfago e a atividade muscular de três diferentes partes funcionais do esôfago (esfíncter superior, corpo e esfíncter inferior), durante a deglutição e nos períodos de repouso.

Por que a Manometria Esofágica é realizada?
Esse exame permite ao seu médico avaliar, entre diversos sintomas, dor toráxica de origem não cardíaca, dificuldades para engolir, investigar presença de distúrbio motor-esofágico e avaliar doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Como é realizado o exame?
O exame é realizado com o paciente acordado, pois é necessária sua colaboração ativa. Realiza-se a colocação de uma sonda fina em uma das narinas com um pouco de gel anestésico. O procedimento é indolor, mas, durante a passagem da sonda, pode haver um leve desconforto. Após a passagem da sonda, são oferecidos alguns goles de água para que ocorram as deglutições e elas possam ser analisadas. O exame dura de 20 a 30 minutos, em média.

O que é a Phmetria?
A Phmetria Esofágica prolongada (ou de 24 horas) é um exame que tem por finalidade avaliar a intensidade, frequência e presença de refluxos.

Por que a Phmetria é realizada?
A Phmetria Esofágica prolongada constitui o melhor procedimento disponível até o momento para caracterizar o refluxo gastroesofágico (ácido) e permite a correlação dos sintomas referidos pelos pacientes com os episódios de refluxo (índice de sintomas). Por meio da Phmetria Esofágica prolongada, é possível quantificar a intensidade da exposição da mucosa esofágica ao ácido.

Como é realizado o exame?
Realiza-se a colocação de uma sonda fininha em uma das narinas com um pouco de gel anestésico e o paciente permanecerá com a sonda de um dia para o outro. O exame utiliza sensores de pH que registram o refluxo do ácido do estômago para o esôfago. Para obtermos um resultado fidedigno, recomenda-se que durante o exame o paciente tenha um dia mais próximo do normal: alimentação e atividades diárias devem ser realizadas normalmente.

Posso tomar minhas medicações habituais?
É permitido ingerir com pouca água as medicações de uso diário, exceto medicações para estômago.

IMPORTANTE!
Lembre-se:
- Permanecer em JEJUM ABSOLUTO (nem água) nas 6 HORAS anteriores ao exame;
- Suspender por 7 dias antes do exame medicamentos para o estômago ou esôfago como, por exemplo: omeprazol, ranitidina, motilium, digesan, nexium, pariet, pantoprazol, ENO, hidróxido de alumínio ou similares;
- Aconselha-se tomar banho antes do exame, pois o aparelho utilizado não poderá ter contato com água durante a avaliação, uma vez que pode danificá-lo e alterar os dados gravados;
- Trazer exames anteriores: EED (Esôfago Estômago Duodeno), RX contrastado, nasofibrolaringoscopia, EDA (Endoscopia Digestiva Alta), pHmetria e manometria esofágica;
- Fazer uso de medicações de uso contínuo (exceto medicamentos para o estômago e esôfago), respeitando o jejum. Diabéticos insulino-dependentes, assim como diabéticos em uso de hipoglicemiantes orais, devem realizar medicação somente ao término do exame.