Endoscopia Digestiva Alta

O que é a Endoscopia Digestiva Alta?
A Endoscopia Digestiva Alta permite ao médico examinar a mucosa da parte superior do seu trato gastrointestinal, que inclui esôfago, estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado). O médico utiliza um tubo fino e flexível, chamado endoscópio, que possui lentes e luz próprias, permitindo a visualização da mucosa por meio de um monitor de vídeo.

Por que a Endoscopia Digestiva Alta é realizada?
Este exame permite ao seu médico avaliar, entre diversos sintomas, dor abdominal, náusea, vômitos e dificuldades de engolir. Também é um teste excelente para descobrir a causa de sangramentos do trato gastrointestinal alto. Seu médico também pode solicitar a Endoscopia Digestiva Alta para obter biópsias (pequenas amostras de tecido) para diversos fins, como diagnosticar a presença de Helicobacter pylori, uma bactéria que causa gastrites e úlceras.

O que devo informar ao médico?
Não se esqueça de avisar sobre cirurgias realizadas, informar sobre resultados de exames recentes, alergias e reações anteriores a medicamentos e uso de qualquer tipo de anticoagulante.

Posso tomar minhas medicações habituais?
É permitido ingerir com pouca água as medicações de uso diário. Também não se esqueça de avisar sobre alergias e reações anteriores a medicamentos.

Quem não pode realizar o exame?
Todos podem realizar este exame, mas alguns cuidados a mais devem ser tomados em quem tem problemas cardíacos, respiratórios, nas gestantes e aqueles com alergia a medicações. Não se recomenda realizar este exame durante a gestação. Ele só é realizado se os riscos forem considerados menores que os potenciais benefícios do exame, após a decisão entre o paciente e seu médico. Se estiver grávida ou amamentando, algumas medicações não podem ser utilizadas, portanto essa informação deve ser fornecida ao agendar o exame.

Que preparação é necessária?
Jejum absoluto (nem água) nas 10 HORAS anteriores ao exame. Pacientes portadores de pressão alta poderão realizar a ingestão de medicamento diário para controle da pressão arterial com o mínimo de água. Pacientes diabéticos insulino-dependentes ou em uso de hipoglicemiantes orais poderão realizar medicações e dose de insulina SOMENTE APÓS O EXAME e APÓS A ALIMENTAÇÃO.

O que eu posso esperar durante a Endoscopia Digestiva Alta?
Após uma breve entrevista pré-procedimento, você receberá um sedativo endovenoso para dormir durante todo o procedimento e não sentir desconforto. O exame tem duração de aproximadamente 15 minutos. Ao término do procedimento, você será encaminhado(a) à sala de recuperação e acordado(a) prontamente.

O que eu posso esperar após a Endoscopia Digestiva Alta?
Após o exame, você será encaminhado à sala de recuperação, onde será assistido(a) por nossa equipe de enfermagem até despertar e obter condições para alta. Os efeitos dos sedativos demoram algumas horas para desaparecerem completamente, portanto é esperada uma sonolência residual no restante do dia. Orientamos repouso e dieta leve após o exame.

Quais são as possíveis complicações?
Apesar de possíveis, as complicações são raras, quando o exame é realizado por médicos que foram especialmente treinados e têm experiência nesses procedimentos. A mais comum é o sangramento local após uma biópsia (retirada de fragmento de mucosa para exame) ou polipectomia (retirada de pólipos), mas geralmente é pequeno e para sozinho. Outros riscos potenciais incluem reação aos sedativos utilizados, perfuração e complicações de doenças do pulmão ou coração.

IMPORTANTE!
Lembre-se:
- Permanecer em JEJUM ABSOLUTO (nem água) nas 10 HORAS anteriores ao exame;
- Vir acompanhado de pessoa maior de idade;
- Após o exame, o paciente NÃO PODERÁ DIRIGIR VEÍCULOS;
- Fazer uso de medicações diárias, com pouca água;
- Trazer exames anteriores, pedido do exame, carteira do convênio e RG;
- Diabéticos INSULINO-dependentes, assim como diabéticos em uso de hipoglicemiantes orais, realizar medicações e dose de insulina somente ao término do exame e após a alimentação;
- Não usar batom no dia do exame.